Cruzeiro, o destruidor de centenários

Por Jefferson Sifuentes;

O Estatuto do Idoso prevê que expor a perigo a integridade e a saúde de um idoso é crime com a pena podendo chegar até quatro anos de reclusão se a agressão se resultar lesão corporal. Se esta regra do mundo jurídico se aplicasse ao futebol, certamente o Cruzeiro seria considerado um “criminoso”, isto porque, o time estrelado tomou gosto de bater em “velhinhos” nos últimos anos. O ano do centenário para um clube é um marco histórico, a diretoria contrata bons jogadores, a torcida fica em festa e cria-se uma expectativa muito grande para que aquele ano seja um ano especial para o time. Porém, quando o Cruzeiro é convidado para a festa, sempre arruma um jeito de estragar as comemorações do aniversariante!

Números e datas

Em 1995, o Flamengo completava 100 anos. Muita festa para o centenário rubro-negro, porém em 8 de outubro, o Cruzeiro venceu o aniversariante por 2×0 no Rio de Janeiro com gols de Marcelo Ramos e Paulinho McLaren em jogo válido pelo brasileirão. Naquele jogo Edmundo e Sávio jogaram pelo Flamengo, mas o “penetra” Cruzeiro estragou a festa carioca. Em 1998 foi a vez do Vasco assoprar velinhas de 100 anos. 98 foi um ano feliz para os vascaínos, eles venceram a Libertadores, inclusive eliminando o Cruzeiro. Mas o Cruzeiro tinha que dar um jeito de estragar alguma festa dos cruzmaltinos. A Raposa venceu os cariocas por 2×0 na Copa do Brasil, com gols de Bentinho e Wilson Gottardo.

O papa centenários

Outro clube carioca a fazer 100 anos foi o Botafogo. O clube da estrela solitária completou 100 anos em 2003, porém, neste ano o Cruzeiro não jogou com o Botafogo, pois os cariocas estavam na 2ª divisão. Mas quando se enfrentaram após o centenário botafoguense (2004), o Cruzeiro venceu: 3×2, gols de Martinez, Tápia e Jussie. Em 2003, a metade azul do Rio Grande do Sul comemorava os 100 anos do Grêmio. E advinha quem estragou a festa? Isso mesmo! O Cruzeiro. No ano em que o Cruzeiro ganhou a tríplice coroa derrotou os aniversariantes em duas ocasiões: 3×0 no Mineirão, gols de Alex, Wendel e Mota e 1×0 em Porto Alegre com gol de Aristizábal. A metade vermelha do rio Grande do Sul também teve sua festa de aniversário estragada pelo Cruzeiro. Em 2009 os colorados fizeram aniversário de 100 anos e ganharam de “presente” dois gols de Gilberto e um de Thiago Ribeiro num 3×2 em pleno estádio Beira-Rio. Outro centenário da região sul é o Coritiba. Em 2009 o “Coxa Branca” fez 100 anos em um ano desastroso que terminou com o rebaixamento dos paranaenses à segunda divisão. E o Cruzeiro destruiu ainda mais o aniversário do Coritiba. Foram duas goleadas: 3×1 no Couto Pereira e 4x1no Mineirão, Wellington Paulista foi o artilheiro dos confrontos com 3 gols, Thiago Ribeiro, Jonathan, Henrique, Eliandro anotaram um gol cada nos dois duelos contra o Coritiba.

“Cemternada?”

Em 2010 o Corinthians festeja 100 anos, muita festa para os paulistas, com direito a Ronaldo, Roberto Carlos… Mas a Raposa colocou muita água no chope corintiano ao vencer os aniversariantes por 1×0, gol de Montillo no Parque do Sabiá em Uberlândia. Ter a festa de aniversário estragada pelo Cruzeiro não é exclusividade de time brasileiro. Quando o Cruzeiro é chamado para alguma festa internacional também apronta! Em 2008 o San Lorenzo foi a vítima do Cruzeiro, no ano do seu centenário. 3×1 em jogo realizado no Ipatingão e válido pela Libertadores daquele ano. Outro argentino teve sua festinha estragada pelo Cruzeiro: O centenário Velez foi à Belo Horizonte enfrentar o Cruzeiro e saiu de lá com um sonoro 3×0 em jogo válido pela Libertadores 2010, ano em que o Vélez Sarsfield completou 100 anos de fundação.

O centenário do outro lado da lagoa

Mas nenhum outro time sofreu tanto nas mãos do Cruzeiro no ano do Centenário como o Atlético-MG! Em 2008 o arquirrival celeste completara 100 anos e o bolo de aniversário foi muito, muito azedo para os atleticanos e muito doce para os cruzeirenses! No total foram cinco confrontos no ano do centenário alvinegro com um empate e 4 vitórias celestes, uma delas por um sonoro 5×0, de quebra, a goleada ainda deu o título mineiro para o Cruzeiro no ano do centenário atleticano! Os outros resultados foram: empate 0x0, e outras três vitórias 1×0, 2×0 e 2×1. Os penetras que deram um jeito de estragar a festa do aniversariante foram: Marcelo Moreno, Guilherme e Ramires com dois gols cada e Wágner, Jonathan e Thiago Martinelli com um gol cada. Teve até gol contra, marcado por Marcos (zagueiro atleticano). No total o Cruzeiro balançou as redes alvinegras 10 vezes no ano de 2008. Aviso aos mais novos: não convidem o Cruzeiro para uma festa de aniversário!

Anúncios

4 Responses to “Cruzeiro, o destruidor de centenários”


  1. 1 Danilo Oliveira Moraes 05/01/2011 às 17:32

    Cara, seu blog continua excelente, deixei de visitar, mas espero que em 2011 continuemos nossa parceria. Espero que visite o meu blog também, e deixe comentários, como vou tentar fazer em seus posts.

    Obs: o link do meu blog teve uma pequena mudança, agora http://BLOGBOLAnarede.blogspot.com tudo junto, se possível corrigir! ;D

    Abraços e Feliz 2011.

    • 2 Tiago Evaristo 07/01/2011 às 18:50

      Fala Danilo! Seu site também continua excelente como sempre! Também devido ao tempo na maioria das vezes eu quase não comento nos blogs parceiros. Mas uma coisa e certeza os blogs que eu sempre visito são os blogs parceiros que eu gosto muito por sinal!

      Link corrigido!
      Grande abraço e continue conosco!

      Evaristo

  2. 3 Danilo Albuquerque 29/01/2011 às 0:52

    Olá Evaristo, meu nome é Danilo e sou dono do blog Toque de Bola. Gostaria de formar parceria com o seu, pois já adicionei seu link nos meus “Outros Sites”. Espero resposta no email ou comentando em algum post meu. Obrigado


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Meu Perfil;

Acadêmico de direito, colunista do Jornal Folha do Lago, blogueiro por opção e com opinião, Praticante de Jiu-Jitsu, Cruzeirense apaixonado pelo melhor time brasileiro do século XX. Fui testemunha ocular de grandes jogos, e grandes jogadores. Imparcialidade, seriedade, e credibilidade ao nosso futebol mineiro, e claro, o nosso querido clube "Celeste", o terror da Sulamérica.

O que você acha?

Mais enquetes em 2012!

Agenda Celeste

dezembro 2010
S T Q Q S S D
« nov   fev »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Adicione seu email e clique para assinar nosso blog e receber notificações de novos artigos por email grátis!

Junte-se a 5 outros seguidores

Anúncios